Quem somos

Igreja de São Sebastião - Taiaçupeba

O blog foi idealizado em 2012 por Dorival Martins Junior. Suas atividades começaram em definitivo no ano de 2013. A primeira intenção do blog foi divulgar a história da Igreja. Por conseguinte, foi-se agregando conteúdo referente a comunidade religiosa pelo criador do blog, por seu vínculo com a mesma.
As postagens no blog ligadas a comunidade religiosa permaneceram entre 2013 e 2014. Por conta de compromissos pessoais, as atividades do blog caíram. A partir do ano de 2015 o blog passa a ficar quase sem atividade, apenas sendo atualizado em algumas ocasiões. Tendo a ultima publicação ligada a comunidade, sido atualizada em janeiro de 2015 referente as festividades em louvor ao padroeiro do bairro (e da comunidade religiosa) São Sebastião.
Em julho de 2016 ocorreu uma intervenção desastrosa numa parte das pinturas feitas por J.B.C. em 1919. A pintura do Arco do Cruzeiro, onde havia um pequeno rachado em sua parte inferior sofreu com uma tentativa de reparo descuidada e sem preparos com argamassa. Alguns especialistas apontaram que a argamassa iria corroer a taipa e a remoção e restauro teve de ser feito as pressas. A Igreja foi interditada para restauro até janeiro de 2017, quando foi reaberta nas festividades à São Sebastião (e curiosamente próximo a data onde a pintura completara 98 anos).
Pelo envolvimento do autor deste blog com a denúncia do ocorrido (mais detalhes), o mesmo acabou se afastando da comunidade religiosa por diversos outros fatores já expressados em nota, publicada neste mesmo blog.
Assim, após um período de inatividade (2015-2017), o blog ressurge, desvinculado da comunidade religiosa, e com a intenção de manter a memória cultural do bairro, e a história da Igreja, bem como ressaltar sua importância, tanto cultural, como um magnífico patrimônio histórico que é.


Dorival Martins Jr."

Dorival Martins Jr., fundador da página
Nascido em 1996, bisneto de um dos fundadores da Igreja de São Sebastião, Pedro Tiago Franco Martins, Dorival Martins Junior é estudante de jornalismo e membro da associação Preserva Mogi, fundada por João Camargo e Luiz Miguel Baida.
Criou e mantém o blog Igreja de São Sebastião, bem como uma página no Facebook, de mesmo nome. Por paixão pela história de seus antepassados e do bairro onde cresceu, pesquisou e escreveu uma breve história da Igreja de São Sebastião em 2012. A partir dai começou a se interessar por patrimônio histórico e se envolver com a história de Mogi das Cruzes. Em 2015 começa a cursar jornalismo na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Em 2016 se afasta da comunidade religiosa após denunciar uma errônea intervenção que resultou na interdição da Igreja até sua restauração (finalizada em janeiro de 2017). Em 2017 escreve uma matéria para o Página UM (jornal-laboratório da UMC) intitulado As fascinantes obras do artista caboclo JBC, publicado da edição 99. A matéria pode ser lida AQUI. Em 2018 decide realizar, como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, um livro-reportagem fotográfico intitulado Mogi: do passado ao presente, onde buscou realizar uma comparação entre fotografias antigas dos patrimônios históricos de Mogi das Cruzes, com imagens atuais da cidade, a fim de apontar (principalmente), conservação, preservação e mudança paisagística na cidade, na busca de patrimônios que ainda perduram após décadas (ou até séculos) de suas construções, apontando a importância de sua preservação.

Capa do Livro "Mogi: do passado ao presente" de Dorival Martins Jr.


Colaboradores e agradecimentos:

Ângelo Eduardo Nascimento Nanni (Dialética Cultural)
Antonio Sérgio Azevedo Damy (Dialética Cultural)
Luiz Miguel Franco Baida (Fotos Antigas do Alto Tietê)
João Camargo (Fotos Antigas do Alto Tietê)
Pedro Gandolla (LIGHTRAY Multimedia)

0 Comentários