Objetivos

Objetivos deste site

O blog (site) Igreja São Sebastião tem o objetivo de manter a memória e história desta igreja, bem como divulgar assuntos referentes ao bairro e principalmente a igreja (como patrimônio histórico), sem vínculos com a comunidade religiosa.
Algumas publicações feitas no blog que se diziam respeito a comunidade religiosa foram excluídas, outras porém foram mantidas por serem entendidas como parte da história do bairro e das pessoas que ali residem, bem como em memória aos antepassados destes moradores que deram origem a estas tradições, como: Coroação de Nossa Senhora Aparecida, Cavalgada ao Divino Espírito Santo, entre outros.
Já, outras publicações, referentes a administração da comunidade religiosa foram deletadas. Como: cronograma e programação de festas (religiosas ou temáticas), mini-biografia do pároco e bispo diocesano, referentes a liturgia religiosa (calendário litúrgico, datas, história de santos, e etc.) e referente a reuniões e/ou assuntos próprios da administração da comunidade (publicados entre 2012 e 2014, quando este blog e seu administrador ainda era vinculado a comunidade religiosa).
Reforçando que este é apenas um espaço virtual dedicado a história da Igreja de São Sebastião (localizada no bairro de mesmo nome, do distrito de Taiaçupeba), e memória daqueles que dedicaram suas vidas a preserva-la. Também, a mesma será tratada com todo o respeito por este blog, como templo religioso que é, mas principalmente por seu valor histórico e cultural para a cidade de Mogi das Cruzes, bem como, para o Brasil.
Lembrando que esta Igreja, cuja a importância histórica é refletida no livro J.B.C. Um Singular Artista Sacro Popular, do historiador Eduardo Etzel, é a única que abriga o maior acervo do artista caboblo José Benedicto da Cruz, o JBC, que em grande parte ainda mantem seu acervo original intacto (com exceção do evento ocorrido em 2016, na qual foi necessário um restauro do Arco do Cruzeiro, após uma desastrosa intervenção).Vide NOTA
Por fim, atualmente, este blog não tem nenhum vínculo com a comunidade religiosa São Sebastião (e por conseguinte a Paróquia Santa Cruz, em Taiaçupeba ou a Diocese de Mogi das Cruzes).

0 Comentários